Conversando sobre a atração da “Lei da Atração”

Uma nova onda que não tem nada de nova, vem entrando nos ouvidos do mundo com a força de uma tsunami benfazeja, mas carrega em si um entulho que precisa urgentemente de remoção

ESTOU VEZ POR OUTRA SENDO “INSTRUÍDO” por esta mesma informação, que me pede para crer na força da “Atração”, que nada mais é que a nova coqueluche dos novos gurus americanos, reunidos no livro-filme “O SEGREDO”, de quem já consegui me livrar (para um bom juízo do mesmo, seria bom ver alguma coisa dele neste link 1 e também neste link 2). Todavia, o meu próprio e bom Deus, “que segue fielmente passo a passo os meus passos”, tem me munido dos mais variados argumentos contra esta nova onda, que quer sutil e sublinarmente substituir todo o poder e abrangência da fé em Cristo por uma entronização da fé individual (que também é importantíssima – daí o perigo) que opera a auto-cura e outros milagres válidos, mas deixa o sutil veneno da RELATIVIZAÇÃO da fé em Cristo, que é o único FAROL SEGURO a iluminar o caminho final da salvação. Com efeito, crer que “nossa própria mente ATRAI coisas boas e coisas ruins na medida em que se devota a elas” é – como sempre acontece com verdades ensinadas por maus espíritos – em grande parte verdade, e por isso é perigosa ou precisa ser assumida com cuidado e equilíbrio, já que UMA ÚNICA verdade interior desta verdade domina todas as outras e se faz pedra-de-toque, com a qual as outras verdades precisam de ajuda para serem corretamente assimiladas. A verdade interior nela prioritária é o fato de que “Deus é o Senhor de tudo” e, sendo SENHOR, é Ele quem está no comando das coisas que nossos pensamentos deveriam presumivelmente atrair, e não nós [ou não que nós estejamos SOZINHOS navegando ao sabor das idas e vindas de nossos pensamentos, como se eles tivessem liberdade de interferir ou até interromper o modus operandi da vontade de Deus, que no final É QUEM IMPERA SEMPRE, como explicou São Paulo em Rm 9,11-21. A propósito, veja que neste texto, nos versos 11-13, Paulo chega a dizer que ocorreram coisas ANTES do nascimento que foram determinantes no futuro de dois gêmeos que viriam ao mundo, e tais coisas ocorreriam independente de seus bons ou maus pensamentos! Na continuação, Paulo diz coisas até espantosas para os crentes comuns, tais como: que Deus tem pena de quem quer, e não de quem pede! (verso 15); que a própria salvação não depende de quem quer, ou de quem corre, ou trabalha, ou de quem pensa isso ou aquilo, mas única e tão somente da vontade de Deus (verso 16); que o próprio Deus “endurece” os maus e amolece os bons e não os seus pensamentos (verso 18); que Deus tem todos os direitos de nos criar como quis e como quer e NADA resta a nós a não ser enquadrar-se na Sua Santa Vontade (verso 21). E veja: e nada disso indica que haja Predestinação, pelo contrário: que é a nossa liberdade de aninhar-se à vontade de Deus que dá ao Senhor TODA a liberdade de operar a Sua vontade, que inclui até a manipulação de nossos pensamentos, como disse Paulo em Filipenses 2,13)]. Então, graças ao Senhor Deus, eu estou seguro e tranquilo quanto a tudo isso. Amém.

Bem, meu querido amigo. Quando minha irmã Loló me enviou uma mensagem semelhante a esta da PPS da LEI HERMÉTICA (Lewis também rebateu certos hermetismos), eu fui obrigado a respondê-la com as seguintes palavras:

[Abre aspas] OKAY LOLÓ. Também gostei de te ver, por tua alegria contagiante e espírito desbravador, com o qual segues sozinha para ter uma vida financeiramente melhor, embora com todas as dificuldades inevitáveis do pedregoso caminho humano neste planeta. Creio que é útil te dizer que pouquíssimas coisas nos separam, e, a não ser pela tua verborragia interminável (e muitas vezes desesperadora – porque às vezes queremos falar e tu não deixas), quase nada mais há que reparar em nosso foro íntimo, nas compreensões que alcançamos desta vida. Então, o único dado que segue pouco ajustado – ou não desajustado – entre nós, é o fato de que conduziste tua vida para ser regida por ti mesmo (i.e, por aquilo que chamas ‘poder mental’) e eu conduzi a minha sob estrita obediência a Deus, de onde tudo provém e até a nossa capacidade de pensar (bem ou mal) vem dEle, tornando mera falácia os arroubos de “doutores” acerca de poder de atração, repulsão, etc. Nada disso leva a lugar nenhum, se nossas mentes não estiverem sob a regência do grande maestro cósmico. De nada me adianta dizer “amanhã estarei muito mais sadio ou mais feliz”, se meu coração não tiver feito as pazes com o Criador, de quem tudo depende. E eu até obtive uma prova recente disso, pois quando eu passei 5 anos desempregado, meu pessimismo me falava bem alto, dizendo: “um cara de 50 anos sem mestrado nunca mais vai arrumar emprego!”. Ora, se é verdade que ao pensarmos coisas ruins, somente coisas ruins aparecem, então obviamente eu jamais estaria empregado hoje! Não é verdade? Todavia, Deus age INDEPENDENTE de nossas crenças e pessimismos, e pode nos dar, dependendo exclusivamente da vontade dEle, coisas maravilhosas, mesmo quando acreditávamos que era o mal que viria sobre nós. Pronto. É isso. Acho que agora pude te falar tudo, ou pelo menos, aquilo que tua verborragia me impediu de dizer outras tantas vezes. Estamos em paz agora, e poderei rir com o teu riso. Receba um abraço carinhoso de teu mano velho… JV. [fecha aspas].

É isso. Sei que é uma resposta curta demais para um argumento tão poderoso (até porque contém verdades e é antiquíssimo!) e tão bem visto pela mídia moderna. E, como diz Lewis, “quase nada posso fazer” para impedir esta tsunami global. Só nos resta orar para que tal onda não ludibrie cristãos, sobretudo aquelas almas inocentes que estão, por bendita graça, se aproximando do aprisco do Cristianismo. Afinal, a onda é forte justamente por ser onda, como acontece com toda tentação. Nada é mais difícil do que desatrair a atração…

 

Esta entrada foi publicada em Arte de Desaprender. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *