CS Lewis projeta todas as denominações

Levando ao mundo apenas a verdade dura e fria dos fatos, e sem sectarismos, a Teologia Lewisiana perfaz surpreendentemente uma nova canonização da Revelação e dá às igrejas a bússola para levar os cristãos à estatura de Cristo.

Lewis projeta todas as igrejasAo dizer que CS Lewis  PROJETA todas as denominações, estamos aqui reconhecendo o tremendo impulso dado pela teologia lewisiana às teologias particulares de cada denominação e igreja reformada, conduzindo sua consciência espiritual àquele patamar da fé em que o discípulo pode esperar seu mestre de pé, ou confessar, como Paulo, “ter ouvido palavras inefáveis, as quais não é lícito revelar” (por não terem sido dadas à pobreza de espírito). Projetar algo aqui é alavancar para o alto, arremessar em direção aos altos céus de revelações permitidas pelo Espírito de Deus, ajudando cada irmão e igreja a consolidar a sua fé, e sobretudo a sua esperança escatológica naquEle que vem e virá, como prometido aos apóstolos.

Com a isenção e a imparcialidade típica de quem está com a verdade entregue pela Justiça divina, CS Lewis entregou ao mundo uma obra praticamente completa, capaz de ‘fechar’ todos os pontos aos quais foi impossível à Escritura fechar com os detalhes necessários” (João 21,25). Com esta compreensão em vista, a noção de Cristianismo precisa urgentemente de uma reformulação retroativa, de tal modo que quase tudo o que foi ensinado necessita ser complementado, assim como poucos pontos conhecidos serão úteis sem alteração, ao tempo em que a grande maioria da obra salvífica se mantém desconhecida. Lewis constitui justamente o missing link que vem apontar e unir todos esses pontos, reconstruindo ou reinaugurando aquilo que o Colégio Apostólico não foi capaz de conduzir a contento.

Com efeito, se existe uma escalada de crescimento espiritual para os cristãos (explicitada no pedido de Paulo “prossegui em conhecer cada vez mais o Senhor”) até que todos cheguem à estatura de Cristo, esta escalada será tanto maior quanto mais se basear na teologia lewisiana, única que liga todos os pontos aparentemente desconectados das diversas crenças cristãs, assim como acolhe os pontos de afinidade entre as várias teologias. Porquanto o horizonte é Lewis, e o caminho a seguir é aquele que ele iluminou, esclarecendo todas as dúvidas, preenchendo os pontos omissos e ampliando a compreensão até o nível mais elevado, perdido na noite dos tempos.

livros5Se esta noção se tornar unânime entre as igrejas da Reforma, não demorará muito até o dia em que o planeta Terra verá a eclosão de um só Rebanho do Senhor, e assim a segunda vinda do Cordeiro não mais terá razão para adiar-se à espera da salvação dos perdidos. Se é verdade que há uma só fé, um só batismo e um só Senhor, então não é nada ilícito supor que possa haver também um só rebanho, à luz da Igreja Gloriosa, una e santa na presença do Pai.

Prova disso tudo é a extraordinária coleção “A Bíblia interpretada versículo por versículo”, de Norman Russel Champlin, que está presente tanto em seminários teológicos católicos, quanto protestantes, numa demonstração de que a convivência doutrinal é possível mesmo entre aqueles que pensam ser as coisas irreconciliáveis (recentemente um BLOG veiculou matéria da EAT tratando deste assunto). Para Deus não são, porque para Ele tudo é possível, mesmo unir gato e rato criados em seu aprisco. Quando o Cristianismo como um todo amadurecer (para Lewis ainda estamos engatinhando na história da evolução), todas as nossas diferenças e intrigas terão passado, e o maior benefício será a constatação do quanto fomos infantis numa separação impossível… conquanto somos uma rocha assentada sobre a Rocha, que a tudo une em nome de seu infinito Amor.

 

Esta entrada foi publicada em Arte de Desaprender. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *