Quem tem mais fé em Cristo? Católicos ou Protestantes?

A eterna lenga-lenga entre os dois maiores ramos do Cristianismo se centra sobre uma discussão bizantina e inadequada para salvar a boa imagem do Evangelho, e pode ter um final surpreendente

Pulo sem fé

 

A ideia da ala reformada do Cristianismo é a de que o povo chamado “protestante” está mais ao agrado de Deus do que a ala católica, em relação à fé no Salvador, e tem por base o princípio bíblico de que sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11,6). Sem considerar que centrar o próprio Plano de Deus sobre uma fé exclusiva em Jesus possa ser um equívoco de simplificação ilógica, podemos iniciar a discussão concordando com a ideia protestante de que a fé em Jesus é o centro de tudo, e sem a qual tudo perde o sentido. Será este o nosso estopim.

Isto posto, se a fé em Jesus é tudo, então vamos explicitar esta crença, pedindo desculpas pela repetição constante da palavra fé, pois “crença” não é a mesma coisa, segundo o notável Jacques Ellul.

CS Lewis explicou muito bem que a realidade de Deus é multidimensional, e que a evolução do conhecimento teológico iria, de passo em passo, nos levar à doutrina da Trindade, que ele fez em um capítulo intitulado “Para além da personalidade”, ou “Os primeiros passos na doutrina da Trindade”. O nome do livro em questão é “Cristianismo puro e simples”, mal traduzido de “Mere Christianity”.

No último livro deste volume, cujo título expomos acima, Lewis conta que Deus é muito mais “REAL” do que nós, pois Ele não só está presente mas ocupa todas as dimensões, ao contrário de nós, que estamos presentes e ocupamos apenas a 3a Dimensão, sendo simplesmente ausentes ou inexistentes em todo o resto do universo. Além do mais, dentro dos inúmeros limites da Terceira Dimensão, ocupamos apenas um átimo de tempo entre o passado que já se foi e o futuro que ainda não chegou, e por isso somos, tecnicamente, inexistentes até em nosso mundo.

Deus, ao contrário, está tão presente que ocupa um lugar no tempo (um presente eterno) que abarca todo o passado e o futuro, e não sofre qualquer alteração de envelhecimento por não ser jamais atingido por entropia ou corrosão. Ao mesmo tempo, por estar presente em um lugar, não deixa de estar presente em todos os lugares, embora possa sumir de todos eles e ainda manter-se comunicado a tudo. O Salmo 139 expressa isso muito bem, explicando que para onde quer que o salmista corra, lá estará Deus, que sempre o enxergará “in loco” (Sl 139,7-16).Reflexo de Cristo Chegamos ao ponto do não-retorno, e o aqui se plasma pela pergunta óbvia: “haverá algum lugar onde Deus não esteja em gênero, número e grau? Haverá algum lugar onde Deus não esteja em corpo, alma e Espírito?”… Se existir este lugar, é completamente fora do Cristianismo, e em breve coroará o ateísmo. Qualquer religião, afinal, que acate a noção de um Deus-criador, terá como ponto de partida a certeza de que Ele ocupa todos os lugares e todos os tempos.

Ipso facto, quando se discute a fé em Deus entre cristãos, todos sabem que o Pai, o Filho e o Espírito são um só Deus, que Lewis explicou como sendo um Deus Tri-pessoal. Assim posto, os cristãos também não recusarão entender que, onde o Pai estiver, o Filho também poderá estar, tal como Ele estava no Filho e o Filho nEle, quando Jesus andou entre nós. Logo, a discussão sobre qual grupo crê mais em Jesus (que parte da premissa temerária de que a fé é o mais importante) é portanto endereçada para o cerne da Doutrina da Trindade, a mais complexa de todas as doutrinas.

Crer em Jesus assim é acreditar que o Filho, assim como o Pai, está presente em todos os lugares, abarca todas as realidades e que não há realidade alguma que O abarque, porque a própria realidade é uma criatura, sujeita às leis que Ele mesmo criou. Ao mesmo tempo, ao reduzir-se à realidade humana, Ele se sujeita a ser abarcado pela realidade, motivado por seu infinito amor de Salvador, e por sua infinita humildade de servo de suas criaturas. O esquema teológico de Sua sujeição e de ser abarcado pela realidade minúscula da Humanidade foi expresso pela Encarnação, que serve de modelo a todas as demais sujeições e abarcamentos por Ele experimentados. Logo…

Para ter uma maior fé em Jesus seria necessário crer que Ele estaria presente em realidades ainda menores do que a humana, tal como Lewis disse que o Infinito se encontra dentro da menor florzinha do campo, e não necessariamente além das maiores galáxias. A pergunta para medir a fé é: o Cristo de sua fé está presente além do universo? Está presente no universo? Está presente no nosso sol? Está presente no planeta Terra? Está presente na Igreja? Está presente nos corações humanos? (“Ele está no meio de vós?”), enfim, está em toda parte? Até na morte e no Hades?

calice01Ora, se Jesus se deixou abarcar pela realidade humana por ser 100% humilde, e se está em toda parte por ser 100% Deus, por que cargas d’água Ele não poderia estar abarcado na realidade do Pão Eucarístico, transformando os elementos do pão em sua própria carne? Por que não poderia estar no vinho, transformando a química do vinho em seu próprio sangue? (João 6,54-56). Aqui se vê (sem qualquer desrespeito ou apenas tecnicamente) que a fé em Cristo dos cristãos reformados é deficiente ou faltosa, pois não crê na presença viva de Cristo no pão que Ele próprio criou, num milagre cuidadoso de sua própria inteligência, motivada por sua amorosa vontade de salvar. E a verdade final é esta: católicos creem tanto em Jesus que até O adoram em forma presencial, da qual crentes duvidam! Eis o mistério da fé, que o protestantismo erradicou, e ainda se voltaram contra o Catolicismo, acusando-o de ter menos fé em Jesus, pode?

Durma-se com um barulho desses, mas que ele não acorde os inocentes católicos que, contra todas as acusações de ignorância e heresia, conseguem ver com os olhos da fé (Hb 11,1) que, ao mastigar a Hóstia, operam o milagre gigantesco da salvação assegurada por Deus, por ter-se feito mastigar pelos homens e nos dar a maior lição de humildade: “se eu que sou o mestre e Senhor fiz isso, fazei-o vós também uns aos outros” (Jo 13,13-14), e alimentai os outros na fé salvadora.

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