SEMANA LEWIS 2020: Papo Lewisiano com Sérgio di Paoli (I)

Uma conversa dialogada no WhatsApp acaba por nos fazer invadir os terrenos mistagógicos da Teologia Lewisiana, para o deleite dos fãs do raciocínio do mestre irlandês.

[31/10 13:14] Sérgio di Pauli: Quando a figura de autoridade de una religião se coloca contrária ao pensamento  tradicionalista o povo crucifica… Me lembrou agora a história de um moço que veio com umas ideias de todo mundo se amar, de ser bom… que ia contra a regra tradicional da época e foi crucificado….

[31/10 15:42] João Valente: Padre Fábio de Melo: este padre não vale. Arranja outro. Este aí já se sabe o que ele quer… Até dançar com rapariga em programa de auditório ele já fez. Péssimo testemunho. Já horrorizou até católicos, mas as mocinhas fúteis o adoram.

[31/10 15:42] Sérgio di Pauli: E o Papa?

[31/10 15:42] João Valente: Piorou…

[31/10 15:43] Sérgio di Pauli: então a figura máxima dentro da religião,  teoricamente representante de São Pedro pela posição, eleito por seus iguais através da manifestação da inspiração divina, não conta? Então Deus falhou no direcionamento de sua palavra ao permitir que um ser sem luz dirija sua igreja?

[31/10 15:50] João Valente: Não. Deus nunca falha. Só nós humanos falhamos quando não vemos a perfeição nos atos de Deus. Lembre: todo o mal do mundo já estava profetizado antes de acontecer… Ele é justo justíssimo e mostrará sua Santa justiça em breve, e todo olho verá.

[31/10 15:52] Sérgio di Pauli: então esse pensamento pode ser aplicado ao entendimento da Palavra deixada, fazendo-se então a necessidade da reflexão e o uso da mensagem principal de Jesus ao interpretar suas palavras, perdão e amor, respeito e caridade… Então já estamos condenados antes de poder fazer qualquer coisa, isso me parece improvável, seria transformar Deus em um criador vingativo, diferente do pregado em perdão e amor.

[31/10 15:53] João Valente: O garoto lá atrás falou e disse tudo. Não há ali nada a retocar ou alterar. Só não entende quem não quer… Mas isso aí é Calvinismo. Calvinismo é heresia formal.

[31/10 15:55] Sérgio di Pauli: discordo de toda forma de discriminação e intolerância. Posso então, dentro desse pensamento, identificar-me como herege então.

[31/10 15:56] João Valente: A igreja estudou 2.000 anos de teologia e repensou a teologia umas 2000 vezes! Quem somos nós para menosprezar quem estudou tanto na nossa frente, que mal sabemos quem somos? E a Justiça Cósmica, não existe?

[31/10 15:58] Sérgio di Pauli: neste pensamento, estamos menosprezando a palavra de quem passou a vida lá dentro, estudando e buscando a orientação, tal como o Papa por ir contra ao que confortavelmente queremos que seja verdade. Acreditar que a justiça cósmica está preocupada com a relação sexual homossexual por não poder gerar filhos, o mesmo deve se aplicar a casais heterossexuais que  fazem sexo por prazer sem a intenção de gerar filhos?

[31/10 16:01] João Valente: Quem quer conforto não deveria crer na justiça divina, pois Deus é a perfeição, e a única linguagem que a perfeição entende é a “perfectez” ou santidade absoluta (Mateus 5,48). Ele fez um reino de felicidade para nós, mas apenas se aceitarmos as regras dEle. Fora disso tudo é infelicidade. Não é o homossexualismo. É qualquer ato não santo. Por isso Ele pediu que homem e mulher casassem na Igreja, única casa a abençoar a relação de amor.

[31/10 16:04] Sérgio di Pauli: Então crer em Deus é viver em martírio e sofrimento? Ou seria viver sabendo que algo maior está lá cuidando, provendo o necessário para que se atinja a perfeição? Pois neste pensamento todos nós sem exceção seremos condenados ao “inferno”, pois somos imperfeitos. Um casal hetero, casado na Igreja, que tem relação sexual sem intenção de ter filhos, ou mesmo cientes da impossibilidade de gerar filhos, neste pensamento serão considerados tal qual homossexuais?

[31/10 16:05] João Valente: Sim. Por isso creio no VALE DA SOMBRA DA MORTE, lugar onde os impuros se santificarão após a morte, até atingirem o grau de santidade celestial.

[31/10 16:06] Sérgio di Pauli: esta purificação se dará pelo despertar da própria consciência, correto?

[31/10 16:07] João Valente: Com uma diferença: um tratamento psiquiátrico pode salvar um casal gay, mas não salva um casal hetero que SABE que deve casar na igreja e não casa.

[31/10 16:08] Sérgio di Pauli: mas no meu exemplo o casal hetero se casou na igreja.

[31/10 16:08] João Valente: Correto. Perfeito.

[31/10 16:08] Sérgio di Pauli: mas a igreja prega o sexo apenas para gerar filhos, ou estou enganado? A igreja apóia o sexo por prazer? Então o que podemos aqui no máximo é aconselhar… Não podemos condenar por seguir pensamentos diferentes, pois no Vale da Morte eles terão o próprio despertar.

[31/10 16:10] João Valente: Perdão. Vi agora. Se casaram na Igreja, no cartório e se se amam, tudo aí é permitido, menos a violência sexual. Sim, perfeito seu raciocínio sobre o “Vale”.

[31/10 16:10] Sérgio di Pauli: então o amor só existe se for autenticado na igreja católica, fora disso ele não existe?

[31/10 16:11] João Valente: Perfeito.

[31/10 16:13] Sérgio di Pauli: então podemos chegar a conclusão de que podemos ser ferramentas da Palavra, aconselhar, mas não podemos exigir a obediência ou até mesmo condenar, podemos no máximo sentir “pena” e seria nossa missão amar a todos mesmo que não sigam nosso pensamento,  deixando assim o julgamento para aquele que tem o verdadeiro poder e ciência de tudo, no caso Deus…

[31/10 16:13] João Valente: Não. Pois Jesus pediu para sermos SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO, e isso significa que devemos iluminar, instruir, repreender, admoestar, dar educação espiritual, etc. (Efésios 5,11). Ou seja, não deixar o pecado à vontade no coração do pecador… Para mim sim. Só a igreja católica foi fundada sobre a fé de Pedro. Mas foi o próprio Deus que nos mandou orientar os outros, indicando o lugar onde o pecado nasce nos corações…

[31/10 16:16] Sérgio di Pauli: orientar é indicar ou apontar o caminho, seguir o caminho é decisão do orientado. Não soube dele falar pra obrigar. Quando fizeram isso (na “Santa” Inquisição), vejo como trabalho do mal, e não como obra divina…

[31/10 16:16] João Valente: Perfeito. Somente podemos apontar o bom caminho. Segue quem quer…

[31/10 16:17] Sérgio di Pauli: pois o direito a vida foi dado por Deus e somente Ele poderia decidir tirá-la.

[31/10 16:18] João Valente: Aí você precisaria ter estudado 2000 anos de teologia à frente de todos os teólogos cristãos…

[31/10 16:19] Sérgio di Pauli: então isso vai naquele ponto que conversamos, pode falar que acha incorreto, mas não pode condenar por isso, a não ser, é claro, que se ache já perfeito, mas isso seria cair no pecado do orgulho, né? Acho que é nesse ponto que devemos ser mais cristãos, aceitar nossa imperfeição, seguir o que achamos correto com fé, verdade e honra, respeitando a si mesmo e a todos.

[31/10 16:20] João Valente: Eu estudei a Santa Inquisição e vi o quanto os inquisidores erraram: erraram muito menos que acertaram. Foi novamente o pecado no coração dos inquisidores que os levaram a matar gente que merecia morrer pelas mãos de Deus. O pecado foi sempre onde não seguiram a orientação da Bíblia.

[31/10 16:20] Sérgio di Pauli: O mal por si mesmo se encerra: veja aí a quantidade de locais sendo revelados por seguir contra a luz divina…

[31/10 16:22] João Valente: Sim. O orgulho é o maior de todos os pecados. Veja esta frase elucidativa. Espere um trigundo…

[31/10 16:22] Sérgio di Pauli: casas santas que de santas não tinham nada… o que deve nos fazer refletir sobre a nossa postura frente ao que vivemos, será que vivemos, mesmo dentro da igreja, pelos valores cristãos de caridade e do amor? Ou vivemos um ego de salvação e avareza perante a posição e acumulo de bens? Entenda que não questiono aqui a Palavra, e sim a interpretação dela…  Estou 100% de acordo com esta ilustração da cegueira espiritual.

[31/10 16:29] João Valente: Como questionar aquilo que não se conhece bem? Como criticar uma interpretação de quem pensou e repensou a teologia por 2000 anos?

[31/10 16:30] Sérgio di Pauli: isso está sendo feito neste exato momento ao questionar e criticar o posicionamento do papa por exemplo.

[31/10 16:31] João Valente: Eu simplesmente aquietei meu coração e fui humildemente procurar saber o que os mestres cristãos descobriram depois de 2000 anos de estudo teológico pensado e repensado à exaustão. Era o único caminho para quem não viveu 2000 anos… O Bergoglio não é papa. É um impostor, assumindo fraudulentamente um cargo que não lhe pertence, por ter sido conseguido por meio de conluio extra-Vaticano. Ele foi eleito por uma máfia de cardeais chamada “Saint Galen”. Espere um trigundo…

[31/10 16:34] Sérgio di Pauli: ahhh, então o Papa não é o Papa…

[31/10 16:37] João Valente: O papa verdadeiro é Bento XVI. Nunca deixou de ser.

[31/10 16:38] Sérgio di Pauli: Há evidências ou apenas uma teoria? Qual a fonte da informação?

[31/10 16:42] João Valente: Ponha uma coisa na cabeça: um homem sem tempo não pode querer saber tudo sem dar tempo para aprender de fato. Se você está mesmo MESMO interessado nisso, então se prepare para arranjar tempo para pesquisar a fundo NAS FONTES CERTAS. Você quer mesmo ir em frente nisso? Se quiser, me coloco inteiramente à sua disposição para lhe ajudar. Mas não me faça perder tempo com uma resposta desonesta. Ou quer ou não quer. É tempo. Tempo é ouro…

[31/10 16:47] Sérgio di Pauli: Tenho minhas convicções, acredito na caridade, amor ao próximo,  a honestidade, mas não acredito em um Deus punitivo e intolerante, não acredito em nada que vá contra os conceitos que tenho, mesmo consciente das minhas falhas, estou sempre aberto a conhecer e aprender, mas não permito que o Livre Arbítrio dado por Deus seja talhado pela opinião humana; para isso temos regras e leis humanas; nas leis divinas, apenas Deus e/ou seus agentes podem interferir e condenar… Sou averso a intolerância, principalmente na que usam Deus, no que acredito ser injustamente usado. Respeito a crença de cada um. É uma lei, e deve ser seguida: fora da caridade, amor e humildade, não pode existir a luz divina. Não me coloco como certo, mas me posiciono naquilo que  acredito,  buscando sempre respeitar a crença alheia, mesmo quando discordo da mesma.

[31/10 16:57] João Valente: Bem. Se você quisesse mesmo saber a verdade, não desistiria de procurar por ela, sobretudo quando encontrasse alguém que teria prazer em lhe ajudar a encontrá-la. Desistir nunca é uma virtude, a menos que fosse desistir de praticar o mal, o que não é o caso nosso. Não desista. Mas não ponha obstáculos entre sua alma e a Revelação de Deus, pois só você sairá perdendo. Veja:

[31/10 16:58] Sérgio di Pauli: Nunca desisti, apenas cada vez mais vou buscando conhecimento, não de forma cega e com pressa, mas buscando refletir sobre tudo…

[31/10 17:00] João Valente: Você falou em Deus punitivo e intolerante. Mas o que você diria se descobrisse que Deus é santo e disse, por meio de Jesus: “Sede santos como meu Pai é santo”? (Mateus 5,48).

[31/10 17:00] Sérgio di Pauli: mas me converter a uma postura podadora e de intolerância me parece muito improvável no momento; não acredito em Igreja, mas acredito na Palavra divina; cada igreja tem sua interpretação e não consigo conceber que apenas uma detenha todo o conhecimento divino; a própria natureza é uma grande fonte da força divina e sua expressão.

[31/10 17:03] João Valente: Bem. Pelo menos descubra que Bergoglio não é papa. Descubra que é um impostor, sentado na cadeira mais poderosa do globo. Mais poderosa que a cadeira de Donald Trump.

[31/10 17:04] Sérgio di Pauli: entenderia que devo procurar o caminho da luz divina em busca da minha evolução.

[31/10 17:05] João Valente: Perfeito. Está indo bem…

[31/10 17:05] Sérgio di Pauli: eu não sou muito crente sobre papados, respeito a estrutura da igreja católica mas não sou seguidor fervoroso, não tomo a palavra da igreja católica como verdade universal, a igreja católica sempre buscou Poder, o que hoje em dia ela começou a perder um pouco: estou falando da Instituição, e não da Palavra de Jesus.

[31/10 17:07] João Valente: Sim. Também não sou 100% católico. Mas sei que nenhuma igreja no mundo foi fundada por Jesus, exceto a católica. Se eu tenho que ter uma igreja, ela terá que ser aquela que Jesus fundou.

[31/10 17:07] Sérgio di Pauli: entendo e respeito. Sou católico por batismo apenas… Não sigo. Não freqüento. Porem não significa que não tenho minha espiritualidade.

[31/10 17:08] João Valente: Quer a maior prova de que ela é a única igreja de Deus? Veja… Ela é a única que o antiCristo escolheu para apresentar seu filho ao mundo, entronizando-o na cadeira de Pedro. Sacou essa?

[31/10 17:10] Sérgio di Pauli: dentro do pensamento católico, faz sentido sim. Porém ao mesmo tempo se coloca o diabo ou demônio como força igual ou capaz de enfrentar Deus, o que por si só se torna uma contradição, pois Deus é maior que  tudo.

[31/10 17:11] João Valente: Sim. Você é espiritual sim. Tem uma espiritualidade muito ansiosa, mas tem. Quem fez isso? Deus é onipotente! Quem poderia lutar contra o todo poderoso?

[31/10 17:14] Sérgio di Pauli: ao se crê no antiCristo se crê numa força capaz de se opor a Deus.

[31/10 17:15] João Valente: Não, não, nada disso. Veja: O diabo só tem chance ENQUANTO ESTE PLANETA DURAR. Ele só tem poder enquanto este planeta lhe permitir o direito que Deus lhe deu antes de ele se rebelar contra o Criador.

[31/10 17:16] Sérgio di Pauli: entendi.

[31/10 17:16] João Valente: Jesus o destruirá com um só sopro… Simples assim…

[31/10 17:17] Sérgio di Pauli: outro dia, lendo sobre um assunto espírita que fala do fim do mundo e outros temas, foi colocado que Jesus é o Rei e Guardião deste planeta. Então como poderia o antiCristo se opor a Jesus? Se o mesmo vela e olha por nos?

[31/10 17:18] João Valente: Não. Deus deu a Lúcifer todo direito sobre ESTE planeta, antes de ele ter virado o mal que se chamou de diabo.

[31/10 17:19] Sérgio di Pauli: é uma visão diferente. Compreendo.

[31/10 17:19] João Valente: Está em Lucas 4,1-13 e Mateus 4,1-11. Ele mesmo, satã, disse pra Jesus, que todos os reinos deste planeta são dele, e Jesus não o desmentiu nem um segundo…

[31/10 17:20] Sérgio di Pauli: Hummm, entendi. Tio Lu é o dono da rua.

[31/10 17:21] João Valente: Sim. Apenas “da rua”…

[31/10 17:22] Sérgio di Pauli: então se Jesus permitiu, por que luta-se contra ele? Vi outro dia um pastor pregando que Lúcifer é cristão. Vou ver se acho pra te mandar.

[31/10 17:22] João Valente: Eu não lhe darei 2 anos para que você mesmo veja, com seus próprios olhos, o antiCristo botar seu rosto na TV e dizer pra todo mundo ouvir: “quem manda nesta merda sou eu! Ou você janta comigo ou eu lhe janto!”… Sacou essa?

[31/10 17:23] Sérgio di Pauli: Entendi…

[31/10 17:24] João Valente: Jesus nunca permitiu o mal. O mal é a única coisa que o Criador não criou.

[31/10 17:24] Sérgio di Pauli: então seria o Mal uma falha?

[31/10 17:25] João Valente: Falha na perfeição?

[31/10 17:25] Sérgio di Pauli: se Deus não criou…

[31/10 17:26] João Valente: Sim. Não criou. Porém seria impossível criar um mundo 100% livre, sem permitir que o mal incriado aparecesse num coração criado.

[31/10 17:26] Sérgio di Pauli: Vejo o bem e mal como conceitos terrenos, dentro do que é pertinente à época de referência; as forças opostas negativo e positivo, se dão ao equilíbrio que é o, digamos, objetivo da vida, ser equilibrado; Deus criou as duas forças, mas o que é mal para um pode ser bom para outro…

[31/10 17:27] João Valente: Isso é conversa do inimigo, que é perito em diálogos falsos.

[31/10 17:27] Sérgio di Pauli: neste pensamento se coloca limitação no poder divino, então ele permitiu a criação do “mal” como força opositora para o equilíbrio.

[31/10 17:29] João Valente: Não. Aqui sim chegamos ao diálogo impossível: quem somos nós para compreender mistérios tão inefáveis e profundos?

[31/10 17:29] Sérgio di Pauli: concordo

[31/10 17:29] João Valente: O fato é que lançar dúvida sobre a bondade de Deus é obra do diabo…

[31/10 17:31] Sérgio di Pauli: mas não estou lançando dúvida… Acredito que ambas as forças foram criação divina necessária para nossa própria evolução.

[31/10 17:32] João Valente: Lançou sim. Veja: vou usar o áudio. Espera um trigundo. Vou para o meu quarto.

[31/10 17:58] Sérgio di Pauli: Olha neste ponto não poderia concordar mais com você, na liberdade que Deus permitiu, e é nesse ponto que coloco ele como Pai, pois deseja a seus filhos a felicidade da liberdade, e assim ele se torna Amor ao se colocar como filho, ou seja nosso irmão, nos amando independente de condição, o que o faz como Espírito Santo, por deter o conhecimento para a plenitude e felicidade, a perfeição; sendo assim nós como seres humanos devemos seguir seu exemplo; ele, Deus, não impõe a nós uma verdade: nos dá o direito de escolher nosso caminho e mais, aprender com nossos próprios erros, e é nisso que discordo da maioria das religiões que impõe a si mesmas como verdade e obrigação, e descrimina e condena os que não seguem… Quando, conhecedores da verdade,  deveríamos ser dispositivos de aconselhamento quando fôssemos procurados e apenas amar aqueles que ainda não acharam o caminho para Deus, por assim falar, mas como sociedade caímos na armadilha do ego, da certeza de estar certo e querer impor esta verdade a todos… É neste ponto principalmente que talvez discordamos; ao respeitar o próximo em suas escolhas não compactuamos com o mal, mas nos colocamos como farol quando aquele irmão ou irmã tiver necessidade de direcionamento, mas dentro do tempo deles e não no nosso; já fui pelos meus 30 anos 100% contrário aos dogmas religiosos, e Deus em sua sabedoria me mostrou que existem vários caminhos, cada um tem o seu próprio e não me compete julgar o caminho do outro. Ficamos por aqui hoje e continuamos em outra oportunidade, melhoras na recuperação. Que Deus te conceda a recuperação total e rápida.

[31/10 18:06] João Valente: Ok. Obrigado pelo tempo que dedicou conversando comigo, em minha convalescença. Mas não creio que haja discordância entre sua visão e a minha. Apenas ainda estamos separados por aquela questão de tempo de que falei no vídeo “Um homem ocupado demais”. Afinal, eu dediquei minha vida inteira à Teologia, e você não. O resto, é só humildade e amizade acima de tudo. Se você crê que Deus é uma Trindade de Pai, Filho e Espírito Santo, estamos de pleno acordo. O resto é pinto, e não tem poder para nos dividir. Se quiser, um dia podemos retomar nossa tão prodigiosa conversa. Fica com Deus na santa paz. Abraço.

 

Esta entrada foi publicada em Arte de Desaprender. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *