A Razão Última do Ateísmo (Revisão)

Recolocando os fundamentos do artigo “Eureca: Descoberta a razão última do ateísmo”, uma releitura mais direta poderia chegar em boa hora para um mundo em flagrante deterioração.

Algum tempo atrás escrevemos um artigo dentro da perspectiva desta era da descrença, até sem levar em conta os evidentes sinais de um reavivamento da religiosidade popular, demonstrado na avassaladora afluência aos cultos neo-pentecostais e movimentos carismáticos, bem sucedidos tanto no meio protestante quanto católico. O artigo em questão deve ser lido NESTE link.

O que nos vem chamar agora a uma revisão, ou antes, a uma ampliação do argumento, é a evidência cada vez mais forte de que a falta de fé em Deus tem como maior propulsora uma outra descrença, a saber, a unânime desconfiança de que ninguém cumpre a moral cristã, e por isso não há razão alguma para confiar na interpretação bíblica. Com a missão de ensinar o comportamento correto à Humanidade arrasada com o mau testemunho ético de seus próprios intérpretes, tanto a moralidade perdeu prestígio quanto a sua filha imediata, a hermenêutica, a qual depende do bom caráter de seus agentes para evitar manipulações e outras tramas proselitistas frequentes no meio religioso.

Assim, e evidentemente, “As bases da crença foram abaladas em todos os sentidos, por causa do binômio MORAL versus INTERPRETAÇÃO”, sem que nada possa remar contra esta corrente bem firmada na lógica da depravação total da Humanidade. Apenas a volta concreta de Cristo ao mundo poderá reverter este quadro ou dar-lhe novos matizes, não sendo irracional supor que mesmo ali, como parte da profecia apocalíptica, ainda subsistirá o ceticismo no coração dos Homens, inclusive de cristãos, como explicou o apóstolo São Mateus quando falava da sedução do antiCristo (Mt 24,22-24). Porquanto e a rigor, ver com os próprios olhos o Senhor Ressurreto descendo do meio das nuvens não é garantia de crença, como disse CS Lewis, que aceitou de bom coração a ideia de que qualquer coisa diante dos olhos poderá ser encarada como “ilusão”, e assim cair de volta no velho drama dos parentes do homem rico, que pediu a Lázaro a ressurreição de um morto para que eles cressem, e Lázaro respondeu que ainda que um morto ressuscitasse, eles não o creriam de modo nenhum (Lucas 16,27-31).

Raciocinemos então, sobre isto, do seguinte modo, com base em “postulados práticos” do ceticismo registrado na estatística moderna:

1 – A Humanidade decaída detesta direcionamentos morais ao seu proceder, e isto é suficiente para se abandonar ao lixo quaisquer regras que supostamente tolhem liberdades. Temendo perder prazeres imediatos e concretos, a alma que nem mais crê que exista julga ter apenas uma opção para ser feliz, a saber, agarrar-se às sensações físicas de prazer e bem-estar, até que a morte a separe de tudo.

2 – A vontade de Deus foi explicitada em um livro, e livros dependem de interpretações. Como a interpretação é aparentemente tolhedora das liberdades sexuais, não há razão alguma para dar ouvidos àquilo que certamente impedirá o gozo único da vida, sem o qual a depressão e a morte chamam sem piedade (a vida passou a significar apenas “comamos e bebamos, pois amanhã nada mais existirá”).

3 – Os próprios “intérpretes” da Palavra de Deus também caíram na tentação, e por isso não têm moral para apresentar códigos de ética para ninguém, e assim a Humanidade marcha sem rumo como cegos guiando cegos e como vadios chamando bacantes para curtir a única coisa que faz a vida valer a pena. Se os intérpretes caíram, quem são eles para impor moralidades aos outros?

4 – O “suposto” Deus-cristão jamais deixou qualquer prova concreta de sua existência e mesmo de sua passagem pela Terra (muitos de seus seguidores até dizem que isto foi feito de propósito), o que apenas reforça a falsa impressão de que o ateísmo é, afinal, a mais dura e frustrante realidade, e por isso curtir a vida deve ser uma regra sem qualquer compromisso com o mal ou com o bem, pois nenhum dos dois significa nada além de mero ponto de vista pessoal.

Diante destes quatro pontos, como não compreender a descrença geral na qual mergulhou toda a Pós-modernidade? A velha e benfazeja fé, que felicitou milhões de gerações passadas, chegou ao ponto em que não pode mais avançar sem um escancaramento de seu objeto maior; mas este escancaramento pressupõe uma adesão ao bem aparentemente oculto neste planeta, e esta adesão não pode ser outra senão uma que contemple a moralidade, condição sine qua para o olho humano enxergar a santidade suprema.

Finalmente, a Humanidade pode esperar uma interferência direta de Deus para atender às exigências de prova dos ateus? Por um dado, a resposta é absolutamente NÃO, pois o Senhor nunca deu nem dará o braço a torcer a quem não confia nEle. Por outro lado, Deus interferirá sim, e deve ser para breve! Porém jamais o será por causa da descrença, uma vez que ela está atrelada à livre vontade de não seguir a Moral cristã, ferida de morte pelo mau testemunho daqueles que deveriam servir de espelhos de Cristo para o mundo. Rejeitar o bem que deveria ser cumprido à risca e optar por uma vida edonista é a razão da atitude evasiva de Deus, e não uma suposta ofensa dEle pela desconfiança de corações tão fracos quanto o nosso.

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